21 maio 2016

Dica de passeio: Festival de Gastronomia França+Brasil ao som do JAZZ

Evento com entrada gratuita acontece nos dias 28 e 29 de maio, das 11h às 21h

O último final de semana de maio promete ser agitado na capital paulista. Ao som de jazz, um dos ritmos musicais mais famosos e apreciados mundo afora, tem o Festival de Gastronomia França + Brasil, o Festival de Sopas, e do Salão de Outono da América Latina, exposição com obras de 119 artistas de 14 países. Tudo isso acontece simultaneamente no Memorial da América Latina, um local de fácil acesso por transporte público (estação de trem e metrô Barra Funda a cinco minutos e pontos de ônibus pertinho), carro (estacionamentos pagos nos portões 4 e 15) e bike (ciclovia no canteiro central da Av. Auro Soares de Moura Andrade e bicicletário ao lado do portão 9).

Os Festivais de Gastronomia França + Brasil e de Sopas, além do Jazz no Memorial, são uma realização da Art Shine Promoções e Eventos com apoio cultural da Fundação Memorial da América Latina, Governo do Estado de São Paulo e Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo.



Nada como um bom caldo ou sopa nos dias mais frios, não é verdade?  E no Festival haverá uma variedade para todos os paladares e bolsos. Tem caldos de mocotó , de frango, de feijão com bacon e linguiça, de carne seca, caldo verde, de feijão, de feijoada branca, de carne moída com feijão vermelho e capeletti, de mandioquinha com frango, vaca atolada, feijãozinho, minestrone, capeletti in brodo, e creme de abóbora com frango e gengibre, de ervilha, de espinafre e de palmito, entre outras opções. E eles podem vir acompanhados de pão, torrada, queijo ralado, farofa tempera e cebolinha e servidos no pão italiano - é preciso consultar o cardápio dos expositores para saber o que cada um oferece. Sentiu falta da sopa de cebola e do consomê? Não se preocupe! Essas especialidades da culinária francesa também estão confirmadas no evento.  

E já que falamos da França, vejamos as delícias originárias desse país que estarão no Festival. Crepes salgados de vários sabores como abobrinha e ervas Provence (inspirado no ratatouille), peito de peru, brie e mozarela (croque-monsieur), cubinhos de linguiça com azeitonas e cebola agridoce (charcutaria), carne e bacon (medalhão); fondue de queijo e chocolate ; quiches de diversos sabores, queijos como brie, camembert, gruyere, raclette e outras opções salgadas. Já os doces estão representados pelos crepes com creme patisserie e outros recheios como maçã caramelada e creme de avelã; mil folhas no pote ; canelés, eclair (bombas), macaron , tarte tatin (torta de frutas) e petit gateau. A grande novidade do Festival fica por conta da releitura de milk shakes, transformados em sopas geladas, nos sabores queijo com raspas de chocolate branco, e cebola com raspas de chocolate tradicional.

Tem também comidas típicas do Brasil como acarajé, baião de dois, pastel, escondidinho e cuscuz, entre outras. E ainda espetinhos, batata rosti, hambúrguer, lanches de filé mignon, calabresa de bacon e estrogonofe de carne servidos em pães especiais (tipo francês, mas com formato de italiano, nos sabores cebola, tomate ou mostarda), brownie burger (morango com champanhe e outros sabores), sorvetes e milk shakes. E que tal uma bebida quentinha como chá de laranja vermelha , mocha com creme de avelã , chocolate europeu cremoso com conhaque, cafés e capuccino? Ou então um vinho tinto, branco ou espumante? Bom demais, não é mesmo?

Mas pode ficar ainda melhor! O Festival será embalado por jazz da melhor qualidade. A seleção do evento, sob curadoria do produtor musical Marcos Guzman, transita entre o jazz instrumental, free jazz, samba jazz, música instrumental brasileira etc. Confira a programação:

Sábado (28)
12h - 14h: DJ Marcos Guzman
14h - 20h30: Coletivo Big Mama com Felipe Fortes e André Uzum
Domingo (29)
12h - 15h: DJ Marcos Guzman
15h - 18h:  DJ Débora Pill
18h - 19h30: Marcelo Monteiro Trio
 Vale lembrar que apenas a entrada é franca ok!



maio 21, 2016 / by / 1 Comentários

Sugestões de presentes - Afiliados.